21 de janeiro de 2009

Desperte o Obama que há em você

O mundo ontem não deu sua rotação diária. Já eram 23 horas e o sol estava a pino, pois até ele havia parado para acompanhar a posse do 44º Presidente dos Estados Unidos.

Era uma posse cheia de simbolismos, daquelas que vão figurar nos livros de história da próxima geração. Para fazer parte dessa história ou simplesmente ter a glória de contar para os meus netos que vi a posse de Obama, procurei acompanhar de perto todo o circo que foi armado.

O que eu e até os alienígenas puderam presenciar foi a esperança que o mundo depositou junto com aquela mão negra sobre a Bíblia de Abraham Lincon, o presidente que aboliu a escravidão americana.

Todas as pessoas, dos altos senadores americanos até o Carlinhos Paraíba, porteiro lá do prédio, todos depositaram na figura de Obama seus sonhos de se viver em um lugar melhor. Isto é, na figura de um homem.

Não que eu queira estragar a festa, afinal eu não sou lá essas coisas, mas Obama, e os que o rodeiam, é apenas um homem, movido por aspirações, desejos e, por que não, imperfeições.

Vivi esta mesma esperança com a posse do também Primeiro Metalúrgico a tomar posse da presidência do Brasil. E hoje podemos afirmar: "Americanos, desta vez, estamos na frente de vocês". Já senti essa esperança uma vez e com a decepção pude aprender algo.

A responsabilidade dos sonhos de cada um é depositada na mão de uma só pessoa. Obviamente, creio que toda essa excitação, esse circo montado, seja mais pelo palhaço que se vai do que o mágico que toma o picadeiro.

Mesmo assim, vale lembrar. Você que se emocionou que a posse de Obama, ótimo. Sua chegada até lá e a posse foram tão bacana quanto o último capítulo "A Favorita". Ok. Mas a vida continua. A dele lá na Casa Branca e a nossa aqui nas repartições, escritórios e na portaria do prédio.

Mas a esperança não pode morrer caso o presidente americano nos decepcione com seus erros humanos.

A mudança cabe a cada um de nós. Começa já. Busque ser uma pessoa melhor a cada dia e faça por onde sempre ajudar ao próximo. Mesmo que seja uma pequena ação, como um sorriso, uma lembrança, um olhar, ela será fundamental para a mudança na vida de alguém.

E se cada um mudar um pouco, bom, então teremos novos presidentes - negros, brancos, amarelos, pardos, coloridos - a cada dia. Change. Yes, you can.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido amigo Danilo,

Que bom perceber que você ainda é o mesmo cara com idéias geniais na cabeça. Te admiro muito e estou acompanhando de perto seu crescimento pessoal. Mil beijos:)

Beta disse...

Hay que endurecer, pero sin perder el optimismo. Jamás!
beijos querido.

Anônimo disse...

Seu texto me fez lembrar da meta de traçamos de ser cordial com pelo menos 1 pessoa por dia.
Ótimas reflexões!

Que bacana o comentário da Cripa... tá ficando popular, mas lembre-se q um dos 10 primeiros livros autografados será meu.

bj Amanda

Mauro Vieira Bravo disse...

Parece que é uma tendência escolher pessoas para serem representantes de todas as nossas vontades Todo final de novela vejo um monte de gays e lésbicas torcendo pelo primeiro beijo gay na novela. Dizem que isso é importante e é obrigação da televisão representá-los adequadamente. Verdade, mas importante é também que cada um deles faça isto diante da sua família, amigos... e não fiquem esperando que a personagem da novela faça por eles.
Assim é em outras coisas também. O Lula ia salvar os brasileiros. O Obama vai salvar o mundo!
Hum... a revolução pode acontecer a partir de pequenos gestos de cada um de nós.