9 de abril de 2006

Bits bites us!

O nome deste blog deveria se chamar desabafo e não inspiração. Na maioria das vezes que escrevo parece que quero cuspir minhas idéias para o mundo e não soltá-las de forma leve como uma simples inspiração.

Dia desses estive em umas palestras que comentavam sobre as novas tecnologias. Como estará a nossa vida daqui a 10 anos. Olha que se você pensar, dez anos atrás era 1996. Nem faz tanto tempo assim. O Brasil já era Tetra, a Brasília amarela já tinha surgido e o sociólogo mais famoso do Brasil já estava encaminhando-se para a reeleição. Então se pensarmos em 10, cuidado. Passa como um piscar de olhos.

O conteúdo da palestra não era nada animador. Aliás, para quem gosta do mundo virtual, dos bytes e da transmissão da internet, será mais que o paraíso. Para quem gosta, chegaremos ao paraíso. Teremos a internet até no banheiro, a televisão digital até para cachorro. É isso mesmo, o frango será virtual e aquele bando de caninos poderá inclusive acessar o orkut do frango combalido.

Cada vez mais teremos aqueles aparelhos que nem os Jetsons poderiam imaginar. Serão tantos celulares, palm tops, pdas, notebooks, ipods, itunes, Ai meu Deus! Começo a ficar com medo do que surge por aí.

Eu, que nem sou tão velho e cresci com os pagers e os tijorolas, já devia me acostumar com as novas idéias. Mas parece que esse povo não cansa em nos amarrar cada vez nesta telinha que escrevo e posso apagar com um botão! Aliás em uma pesquisa, recentemente publicada na nte, a função que as pessoas mais queriam ter na vida real era o backspace ou o Undo (para falar mais técnicamente).

Mas então, cada dia que surgem estas novas tecnologias virtuais, mais as pessoas reais se afastam. É triste, mas não preciso mais ir almoçar na casa do meu amigo. A mãe dele faz um conference e almoço com o povo na solitária mesa da minha cozinha.

A idéia é humanizarmos este troço chamado internet... mas será possível? Será que esses bits um dia vão nos perdoar?

Perdoai-vos. Ele não sabe aonde vão chegar. Ai meu Deus!

Nenhum comentário: